Advocacia e suas perspectivas.

Tema do Primeiro Seminário/Webinar do IDA CURSOS, a advocacia e suas perspectivas passa pela reflexão sobre o crescente número de escolas de direito, estudantes e profissionais jurídicos e advogados no mercado de trabalho.

Recentemente vi uma pesquisa de dados da advocacia brasileira hoje. Temos R$1.223.533 advogados inscritos na OAB, 1.810 cursos de direito e 842.727 alunos matriculados em cursos de direito. É incompreensível como o nosso país chegou ao ponto de falta de controle sobre o número, cada vez mais crescente, de cursos de direito, e por vezes sem a mesma preocupação com a qualidade.

Alguns sites especializados dizem que é necessário fazer um debate nas entidades que representam a advocacia, pois, não é admissível que computadores façam o trabalho dos advogados, assim diminuindo o nosso papel na sociedade. Boa parte das faculdades de direito no Brasil pratica um verdadeiro estelionato educacional. E esse descontrole dos cursos de direito vem racionalmente aliado ao enorme contingente de novos advogados que alcançam o mercado de trabalho e nos deparamos, infelizmente, com advogados de anos de experiência fechando escritórios.

A advocacia vem sim enfrentando grandes dificuldades nos últimos tempos, com sinais de melhora a médio e longo prazo. O advogado precisa ter meios acessíveis de especialização por meio de cursos de capacitação – on-line ou não – e ter a presença da OAB na defesa dos direitos do advogado e na melhoria de condições de trabalho.

Além disso existe uma preocupação que é o uso da tecnologia de forma desenfreada na tentativa de substituição à pessoa humana, pois, os ditos robôs jurídicos vieram para substituir os advogados atuais, o que não se trata de mera hipótese, mas de realidade iminente. Devemos evoluir sim e dispor de ferramentas e aplicativos que a tecnologia da informação nos proporcionam, mas tudo isso precisa estar a serviço da eficiência do advogado no que lhe é essencial.

Enfim, a advocacia vem também passando por um período de turbulência entre futuro de novas tecnologias, excesso de concorrência e crescimento drástico de cursos de direito. Temos um outro problema enfrentado pela advocacia que tem sido a questão de que esse forte mercado, vem cada vez mais transformando a profissão em uma espécie de mercantilização, o que deveria ser vedado pela OAB.

Existem profissionais praticando honorários de valores irrisórios e se submetendo a valores ínfimos em nítida desvalorização da profissão, o que deve ser repudiado, vez que a advocacia é uma profissão de muito valor, cabendo a cada qual zelar por essa dignidade. Nunca é demais relatar que a dignidade da advocacia se dá por meio do dever de cada advogado respeitar a tabela e normas da OAB respectiva, além do fato de fiscalizar e denunciar sempre os atos ilícitos praticados às nossas vistas.

No Primeiro Seminário do IDA CURSOS – dia 14 de agosto de 2021 – o advogado terá seu lugar de fala. Advogados criminalistas, civilistas, trabalhistas e previdenciaristas contarão suas experiências na advocacia dentro das suas especialidades. Lutemos sempre por respeito ao nosso trabalho como advogados, pois ele é muito importante na transformação do mundo para melhor.

Afinal, a nossa profissão é a única que está prevista na Constituição Federal de 1988. Ao defender a advocacia estamos defendendo o estado democrático de direito.

Por: Cláudia Feres

Gostou do conteúdo ? Compartilhe

últimos artigos

Sob a ótica do STJ, a juntada de certidão de julgamento de acórdão apontado como paradigma é requisito indispensável para comprovar a existência de dissídio jurisprudencial em sede de embargos de divergência ?

Capacidade de ser parte x Capacidade Processual

Em demandas relativas ao direito à saúde, pode o juiz estadual determinar a inclusão da União no polo passivo se a parte requerente optar pela não inclusão, ante a solidariedade dos entes federados ?

Qual a natureza jurídica do prazo de 30 dias para o ajuizamento de ação principal oriunda de pedido formulado na tutela cautelar antecedente ?

Deixe seu comentário: